segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é a História?


No início do ano letivo, propus aos meus alunos, que me definissem o que era para eles estudar História.
 Eis o resultado:
 Para mim a História
- … é uma aula em que damos matéria sobre antigamente.
António Costa
- … é viver o tempo dos reis.
Joana Barão
-… é viajar no tempo.
Beatriz Conceição
- … é o conhecimento que nos resta dos nossos antepassados e do mundo.
Manuel Martins
- … é estudar os nossos antepassados para descobrir o passado.
João Revés
-… é o estudo dos descobrimentos e de outras coisas.
Pedro Pacheco
- … é magia, a guerra, e os milagres.
   Tiago Capitão
- … é como navegar num barco e sentir o vento na cara.
André Matos
-… é falar dos antepassados, tipo sobre o rei D. Afonso Henriques.                            
Rui Silva
- … é importante, porque aprendo mais coisas interessantes sobre o meu país.
Francisco Alves
- … é falar sobre os antepassados e ficar a conhecer mais sobre eles e as suas tradições.
Miguel Relvas
- … é saber a vida, aventuras e peripécias dos nossos antepassados.
Manuel Masseno
-… é saber mais dos nossos antepassados, saber como comiam, como sobreviviam e sabermos como as coisas foram mudando de geração em geração.
Manuel Néné
-… é conhecer o passado.
Vanda
- … é estar a viver os antepassados.
Rui Costa
- … é recordar o passado como reis, conquistas, batalhas, entre outras…
João Palma
-… é saber mais sobre o mundo.
Catalin
-… é um mundo cheio de reis.
Inês Costa
-…é uma coisa fixe para aprender.
Vasco Pereira
-…mudou a vida de todos nós e é graças à História que estamos aqui.
Rafael
- …é viver os antepassados na nossa imaginação.
Joana Caixinha
- …é passear pelo passado.
Ana Morais
- …é como se estivesse a descobrir os meus antepassados, é como se tivesse vivido lá.
Madalena
-…é o que nos faz ser uma pessoa.
Miguel Ferreira
-…é navegar pelo tempo dos reis e pelo mundo.
Rita

9 comentários:

  1. Estão de parabéns!:)
    As vossas frases são uma boa base de reflexão!!!
    Beijocas
    Prof Alice

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Manuel!
      Fiquei a saber que concordas comigo.:)
      Eu só discordo contigo num ponto, ou seja no sinal de pontuação que falta no teu comentário.:)
      Abraço
      Até amanhã

      Excluir
  3. Também sou da tua opinião, Rui!
    Obrigado pelo comentário.
    Espreitei e gostei do teu blogue! Temos escritor!!!
    Beijinho
    Prof. Alice

    ResponderExcluir
  4. Frases muito bonitas!!!!!

    Ana Alice Morais

    ResponderExcluir
  5. Olá "almofadinha"!
    Já todos perceberam que gostas das frases.:)
    Beijinho
    Até amanhã
    Prof Alice

    ResponderExcluir